Volume 03 / n. 04 jan.-jul. 2011: Sumário


A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP), no seu quarto número, reúne parte da produção de um conhecido evento do campo da Educação no Brasil: o Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED). Organizado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o simpósio, na sua oitava versão, visou a lançar novos olhares sobre a formação docente e o universo da diversidade cultural no mundo contemporâneo, e por isso se dedicou ao debate sobre o seguinte tema: “Formação de professores, diversidade e compromisso social”.

A editoria da revista, ao compreender que a temática do referido evento estava em consonância com as preocupações editoriais da RBFD para 2011, a saber, o diálogo com as pesquisas que tratam de temas emergentes na formação, entrou em contato com os organizadores do SIMPOED e sugeriu que uma seleção de textos compusesse este volume. Fomos prontamente atendidos e, sob a coordenação da professora Margareth Diniz, se organiza este número que ora apresentamos.

Editorial
Apresentação , Margareth Diniz   – Download do artigo
 
Artigos
SIMPOED: um pouco de história , Margareth Diniz   – Download do artigo
A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade , Margareth Diniz, Célia Nunes, Carla Cunha, Ana Lúcia de Faria e Azevedo   – Download do artigo
Direitos humanos e formação de educadores: Algumas reflexões , Elisabete Cardieri   – Download do artigo
Situação juvenil e formação de professores: Diálogo possível? , Juarez Tarcisio Dayrell, Simone Grace de Paula   – Download do artigo
Diversidade e formação docente: um desafio para o avanço da Educação , Antônia Vitória Soares Aranha   – Download do artigo
Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade , Guacira Lopes Louro   – Download do artigo
O instituído e o instituinte nos cursos de formação de professores: desafios da contemporaneidade , Magda Chamon   – Download do artigo