Volume 09 / n. 17 ago. - dez. 2017: Sumário


A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 17, o segundo número do volume 9 que abrange a periodicidade de agosto-dezembro de 2017.

A RBPFP no último quadriênio de avaliação dos periódicos científicos na base do Qualis teve uma evolução bastante interessante, no que pese as dificuldades enfrentadas para o setor editorial em nossas universidades e programas de pós-graduação, alcançou uma boa classificação, sendo na área do Ensino avaliada como B1 e na área de Educação como B3. A comissão editorial da Revista segue neste diapasão buscando melhorar e qualificar o periódico para ambas as área do conhecimento, nas quais a Revista tem se comprometido em veicular os resultados de pesquisa e debates sobre a produção no campo da formação de professores.

Neste período a revista também ampliou sua base de dados em vários tipos de indexadores, permitindo aos pesquisadores o acesso livre dos conteúdos publicados nos nove volumes até o presente (2009 a 2018). Neste particular ao longo destes anos, recebemos a colaboração de muitos colegas, pesquisadores nacionais e internacionais, que enviaram suas pesquisas para serem divulgadas pela revista, e, de igual modo, apoiaram sobremaneira o periódico, compondo nosso quadro de colaboradores de avaliadores ad hoc, aos quais agradecemos de maneira muito particular. Agradecemos de igual modo a Equipe da Editora Autêntica, que durante todos esses anos de parceria vem apoiando com a produção final da revista e divulgando-a por meio de suas redes sociais e site. Finalmente, ao Grupo de Trabalho da ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, do qual se tira toda seiva para suportar o hercúleo trabalho de editoria de um periódico científico – avaliação e grande parte da produção científica aqui veiculada – agora, mais recentemente, adensada pelos pesquisadores da Área de Ensino (CAPES/SNPG), Brasil.

Editorial
Apresentação , José Rubens Lima Jardilino   – Download do artigo
 
Artigos
Formação de professores: abordagens metodológicas na Arte e na Ciência , Josie Agatha Parrilha da Silva, Roberto Nardi   – Download do artigo
Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma temática com professores de Ciências da Educação Básica (MG) , D’Andréa do Rosário Nogueira, João Ricardo Neves da Silva   – Download do artigo
Por uma nova epistemologia do ensino de Filosofia no Ensino Médio: Mediações sobre o cotidiano em Wittgenstein e em Deleuze , Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira Baccon, Mauricio Silva Alves, Tatiane Skeika   – Download do artigo
Enfrentando desafio da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência , Thalita Marcolan Valverde, Albená Nunes da Silva, Denise Alves Perez, Gabriel Henrique Campolina-Silva, Zulmira Medeiros, Cleida Aparecida Oliveira   – Download do artigo
Formação docente na educação profissional no contexto da pedagogia das competências , Tatiana Das Mercês, Marcelo Lima   – Download do artigo
Formação Docente para a educação infantil: uma leitura do curso de pedagogia pós diretrizes curriculares , Leandra Fernandes do Nascimento , Maria Marina Dias Cavalcante   – Download do artigo
Em busca de recomposições da Prática Pedagógica: as narrativas (auto)biográficas de professores(as) , Natascha Sokolovicz, Regina Cely de Campos Hagemeyer   – Download do artigo
Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica do Distrito Federal , Vidiane Casimiro da Silva, Lisiane de Oliveira Porciúncula   – Download do artigo
Educação para as relações étnico-raciais no município de Caxias-MA sob a perspectiva das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 , Gustavo da Silva Costa, Raydelane Grailea Silva Pinto, Lucillia Rabelo de Oliveira Torres   – Download do artigo