Volume 09 / n. 16 jan. - jun. 2017: Sumário


A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao volume 9 número 16 que abrange a periodicidade de Janeiro/Junho de 2017. Nele se veicula uma variedade de temáticas sobre a formação do professor.

Essa publicação reúne um conjunto de artigos que trata sobre experiências de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa Observatório da Educação (OBEDUC), de quatro das cinco regiões brasileiras, cuja finalidade é apresentar discussões atinentes à pesquisa em rede e a formação do professor pesquisador.

O OBEDUC, um programa decorrente da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, decreto n. 6755/2009, foi uma das ações implementadas em 2006, pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – (INEP). Sua principal finalidade era, por meio de financiamento específico, incrementar a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados na área da educação visando ao fortalecimento da formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. No Decreto nº 5.803/2006, que dispõe sobre sua criação, oito diretrizes são anunciadas dentre as quais encontramos a sétima “fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores das políticas nacionais de educação e os diversos atores envolvidos no processo educacional”, o que indica a perspectiva de desenvolvimento de pesquisas em rede e formação de pesquisadores, pois preveem a interlocução entre pesquisadores de diferentes áreas e ou entre sujeitos que atuam com educação.

Editorial
Apresentação , Magali Aparecida Silvestre, José Rubens Lima Jardilino
 
Artigos
Observatório da educação em Direitos Humanos (Obedhuc) e a Formação de Professores no Estado da Bahia – Aspectos institucionais, epistemológicos, metodológicos e éticos , José Cláudio Rocha   – Download do artigo
Escola pública no/do campo, formação de professores e projeto político-pedagógico: experiências no contexto do Programa Observatório da Educação , Maria Antônia de Souza   – Download do artigo
O Observatório da educação (Obeduc) e sua contribuição para a formação docente na UFPI , Antônia Dalva França Carvalho   – Download do artigo
Universidade e Escola Básica: formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos , Maria Mercedes Carvalho   – Download do artigo
Impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática no Projeto OBEDUC Núcleo UEPB , Abigail Fregni Lins   – Download do artigo
Os movimentos reflexivos presentes nas pesquisas do núcleo UFMS no projeto em Rede Observatório da Educação , Patrícia Sandalo Pereira   – Download do artigo
Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP , Isabel Maria Sabino de Farias, José Rubens Lima Jardilino, Magali Aparecida Silvestre   – Download do artigo
O projeto Colaborativo Obeduc/UFMT/ e seus desdobramentos em redes de estudos e pesquisa , Simone Albuquerque da Rocha   – Download do artigo
Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID na carreira de professores experientes , Regina Magna Bonifácio de Araújo, Valdete Alves Batista, Vera Madalena da Rocha Maia   – Download do artigo