Volume 08 / n. 14 jan. - jun. 2016: Sumário


A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e conta com a parceria da Autêntica Editora.

Apraz-nos trazer a público o volume 08, número 14. Esse número é o primeiro do volume 08 e abrange o período janeiro-junho de 2016. Tem como temática o Plano Nacional da Educação 2014-2024 e a formação e valorização docente: expectativas, conquistas, novos dilemas.

O contexto que circunscreveu a construção do presente número foi marcado e, assim continua, por uma evidente retomada das forças políticas conservadoras que adotam princípios da ideologia neoliberal. Há mais de quatro décadas, esses princípios sustentam as decisões políticas e econômicas do Estado Mínimo brasileiro, que se submete aos ditames do capital internacional e atinge diversos campos da sociedade brasileira, entre eles, o campo educacional.

Editorial
Apresentação
 
Artigos
Formación y valoración de profesores en el plan nacional de educación (brasil/ 2014-2024) y en el plan de educación de andalucía/ españa (2014) – Aproximaciones y distanciamientos , Iria Brzezinski, Carlos Marcelo García   – Download do artigo
Valorização do magistério da educação básica: Entre o legal e o real , Sueli Menezes Pereira, Valeska Maria Fortes de Oliveira   – Download do artigo
Pesquisa acadêmica sobre professores em interlocução com o plano nacional de educação (PNE 2014-2024): Epistemologias, confluências e contradições , Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza , Solange Martins Oliveira Magalhães   – Download do artigo
Políticas de formação de formadores para educação de jovens e adultos (EJA) no plano nacional de educação PNE 2014-2024 , Ada Augusta Celestino Bezerra, Márcia Alves de Carvalho Machado   – Download do artigo
PNE 2014-2024 e as políticas de formação do professor da educação infantil: Conquistas e tensões , Denise de Barros Capuzzo , Denise Silva Araújo   – Download do artigo
PNE 2014-2024: Tecnologias educacionais e formação de professores , Dilmeire Vosgerau, Glaucia da Silva Brito , Nuria Camas   – Download do artigo
A escola de tempo integral e a formação de seus professores no plano nacional de educação/2014-2024: Reflexões, contradições e possibilidades , Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Sandra Rosa   – Download do artigo
Formação de professores como objeto de estudo da política educacional: Contribuições da democracia deliberativa para uma análise da Meta 15 do PNE 2014-2024 , Jorge Atílio Iulianelli   – Download do artigo