Volume 06 / n. 11 ago. - dez. 2014: Sumário


A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – Formação Docente – tem o prazer de trazer ao público leitor e aos pesquisadores do campo da formação o seu volume de número 11, dedicado ao tema Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) no Ensino Superior. Trata-se de temática bastante relevante, haja vista o crescente debate que em torno dela tem sido realizado no interior do próprio campo. São muitas as questões que o permeiam, dentre elas, a mais aguda tem sido o hiato que se estabelece entre a formação inicial e a entrada na carreira do professor no nível superior e sua preparação para a docência.

Editorial
Apresentação , José Rubens Lima Jardilino
 
Artigos
Desenvolvimento Profissional Docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico , Maria Isabel da Cunha, Beatriz Maria Atrib Zanchet   – Download do artigo
Da formação inicial ao Desenvolvimento Profissional Docente: análises e reflexões sobre os processos formativos , Marielda Ferreira Pryjma, Maria Silvia Bacila Winkeler   – Download do artigo
La preocupación por la Excelencia: la evaluación como estrategia de mejora profesional , Cristina Mayor Ruiz   – Download do artigo
Formación docente en servicio basadas en competencias , Mònica Coronado   – Download do artigo
Desafios, saberes e práticas pedagógicas de docentes universitários: repercussões de um programa institucional de formação , Valeska Maria Fortes de Oliveira, Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos   – Download do artigo
Programas de Inserção à docência: percepções de professores universitários , Neridiana Fabia Stivanin, Beatriz Maria Atrib Zanchet   – Download do artigo
Formação inicial do docente universitário: uma vivência multicampi , Lea das Graças Anastasiou, Aline Peixoto, Elena Maria Billing Mello   – Download do artigo
Um passo importante ao desenvolvimento profissional dos professores: o Ano de Indução , Isabel Alarcão, Maria do Céu Roldão   – Download do artigo