Volume 04 / n. 07 jul. - dez. 2012: Sumário


É com imenso prazer que apresentamos o número 7 da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, como vocês já sabem, um periódico eletrônico semestral do GT08 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em parceria com a Autêntica Editora.

Este número marca alguns avanços conquistados pela Revista. Em primeiro lugar, é o primeiro número que publicamos depois da segunda avaliação de periódicos da CAPES, em que a Formação Docente foi classificada como B3. Apesar de essa ser ainda uma avaliação muito inferior à que almejamos para a nossa Revista, devemos lembrar que, na primeira avaliação, fomos classificados como “Imprópria”, o que nos deixou, além de muito tristes, revoltados com a terminologia utilizada pela agência de fomento. Revistas que ainda lutam para se consolidar deveriam receber um tratamento mais justo e respeitoso, pois, ao ser classificado como “Impróprio”, o periódico passa a enfrentar ainda mais dificuldades para, por exemplo, receber, de maneira espontânea, bons artigos para serem publicados. Não há dúvida de que se trata de um termo muito forte e infeliz. Pensemos, por exemplo, em situações cotidianas em que essa palavra é utilizada: “Imprópria para menores de 18 anos”; “Imprópria para consumo”; “Imprópria para o banho” – estas duas últimas referindo-se à água. Quem, em sã consciência, gostaria de ter um artigo publicado em uma “revista imprópria”? Apesar das consequências que sofremos com a “impropriedade” do uso desse termo, após a primeira avaliação da CAPES, conseguimos superar esse momento difícil e passar, já na avaliação seguinte, para B3.

Este número marca ainda outra conquista: conseguimos publicar, pela primeira vez, dez artigos em um único número! Nos volumes anteriores, vínhamos publicando em média sete artigos por número. Aquelas pessoas envolvidas na editoração de periódicos científicos no Brasil sabem bem da dificuldade de se conseguir reunir dez artigos de qualidade para serem publicados em um mesmo número. Pois conseguimos. Neste número, você encontrará artigos muito interessantes que tratam de diferentes temáticas da pesquisa sobre formação de professores a partir de diferentes perspectivas e de uma diversidade de referenciais teóricos e metodológicos.

Por fim, a publicação deste número marca também a minha saída como editor-chefe deste periódico eletrônico do GT08 da ANPEd. Assumi essa função por dois triênios: de 2008 a 2011 e de 2011 a 2014, ou seja, antes mesmo da criação da Revista, em 2009, até agora. Pessoas com mais competência do que eu e mais experiência com a publicação de periódicos científicos assumirão essa tarefa, e, a partir deste momento, passo a apoiar a Formação Docente como membro do Conselho Editorial Executivo e em tudo o que for preciso para que este periódico eletrônico cumpra o seu papel de contribuir com a melhoria da qualidade da produção acadêmica sobre formação de professores no Brasil.

Uma boa leitura a todos/as!

Um fraterno abraço,
Júlio Emílio Diniz-Pereira

Artigos
A formação inicial de professores no quadro dos compromissos de Bolonha – Contributos para uma reflexão sobre o que foi instituído em Portugal , Carlinda Leite   – Download do artigo
Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível , Luciana Aparecida de Araujo Penitente   – Download do artigo
Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador , Marli E. D. A. André, Marly Krüger de Pesce   – Download do artigo
A pesquisa ação-formação como instrumento de formação em serviço para integração das TIC na prática pedagógica do professor , Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau   – Download do artigo
Professores de Educação Física e seus saberes docentes: a gestão do conteúdo de ensino em questão , José Ângelo Gariglio   – Download do artigo
A formação inicial de professor: considerações sobre o programa de licenciaturas internacionais , Marielda Ferreira Pryjma   – Download do artigo
Crenças e concepções dos licenciandos em Matemática sobre a profissão docente , Marli Amélia Lucas Pereira, Marli E. D. A. André, Francine de Paulo Martins , Ana Maria Gimenes Corrêa Calil   – Download do artigo
Os processos de construção identitária docente: a dimensão criativa e formadora das crises , Ecleide Cunico Furlanetto   – Download do artigo
Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica , Eduardo A. Terrazzan, Maria Eliza Gama   – Download do artigo
Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica , Maria da Assunção Calderano   – Download do artigo