Volume 04 / n. 06 jan. - jul. 2012: Sumário


A formação de professores está no centro dos debates, dos investimentos, do planejamento e da implementação de políticas públicas no Brasil. Na atual conjuntura, espera-se que os professores, as ações e as políticas de formação promovam a melhoria e a efetividade do processo de escolarização da totalidade da população brasileira. Na última década, houve um número crescente de reformas e ações governamentais para a formação inicial e continuada de professores. Tendo em vista esse processo de mudança, salienta-se que as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação podem trazer uma contribuição instigante e propositiva para o desenvolvimento da prática pedagógica e da formação de professores.

Com o propósito de aproximar, disseminar e evidenciar os conhecimentos, é que o Grupo de Trabalho de Formação de Professores – do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEd SUL), realizado em Caxias do Sul, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), de 29 de julho a 1º de agosto de 2012, com a temática: “A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica” – organizou este número da revista Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, com trabalhos apresentados no referido GT sobre a formação inicial, a formação continuada, o desenvolvimento profissional, a identidade, a profissionalidade e a profissionalização dos docentes.

Editorial
Apresentação , Márcia de Souza Hobold, Joana Paulin Romanowski   – Download do artigo
 
Artigos
O Programa para Reforma Educacional na América Latina e Caribe (PREAL) e a política e formação docente no Brasil na década de 1990 , Adriana da Cunha Werlang , Edaguimar Orquizas Viriato   – Download do artigo
PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores , Silvia Regina Canan   – Download do artigo
Governamentalidade e estatística na formação docente: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente , Raquel Fröhlich   – Download do artigo
Bullying: políticas e representações sociais de professores da escola básica , Jociane Emídia Silva Geronasso , Romilda Teodora Ens   – Download do artigo
Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente , Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster   – Download do artigo
Motivações, primeiras experiências e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes? , Beatriz Maria Atrib Zanchet, Maurício Cesar Vitoria Fagundes, Helenara Facin   – Download do artigo
Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia , Ricardo Siewerdt, Rita Buzzi Rausch   – Download do artigo