Volume 03 / n. 05 ago.-dez. 2011: Sumário


A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP), no seu quinto número, apresenta artigos originados em pesquisas em diferentes temáticas sobre processos, modalidades, cursos e programas de formação de professores com o propósito de favorecer o debate na área.

As pesquisas sobre formação de professores apontam uma diversidade de abordagens tanto temáticas como metodológicas articuladas à abrangência do atual contexto educacional, que prescinde de professores como profissionais envolvidos na promoção dos processos educativos nos diferentes níveis e modalidades de ensino na escola e demais instituições educacionais.

Editorial
Apresentação , Joana Paulin Romanowski   – Download do artigo
 
Artigos
Quebrando os silêncios das histórias únicas: As narrativas profissionais como contranarrativas na investigação e formação em supervisão , Maria Alfredo Moreira   – Download do artigo
Modelos de formação e estágios curriculares , Magali Aparecida Silvestre, Vera Maria Nigro de Souza Placco   – Download do artigo
Prática de ensino e pesquisa na pedagogia: a favor da centralidade da prática de ensino na formação docente , Luciane Maria Schlindwein   – Download do artigo
PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares , Daniel Soczek   – Download do artigo
O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades? , Cláudio Lúcio Mendes, Paola Luzia Gomes Prudente   – Download do artigo
Início da docência: investigando professores do ensino fundamental , Cláudia Valéria Gabardo, Márcia de Souza Hobold   – Download do artigo
O percurso formativo de docentes da educação profissional e o significado da docência na vida de engenheiros que se tornaram professores , Sandra Terezinha Urbanetz   – Download do artigo
Processo formativo FOLHAS: constituição subjetiva de conhecimento de professor de química , Belmayr Knopki Nery, Otavio Aloisio Maldaner   – Download do artigo