Volume 09 / n. 17 ago. - dez. 2017: Editorial

Apresentação

foto de José Rubens Lima Jardilino

José Rubens Lima Jardilino

Professor do Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador e professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da REDECOLOMBIA, da Universidade Pedagógica y Tecnológica da Colômbia e da Universidade Pablo de Olavid, em Sevilha, na Espanha.


A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 17, o segundo número do volume 9 que abrange a periodicidade de agosto-dezembro de 2017.

A RBPFP no último quadriênio de avaliação dos periódicos científicos na base do Qualis teve uma evolução bastante interessante, no que pese as dificuldades enfrentadas para o setor editorial em nossas universidades e programas de pós-graduação, alcançou uma boa classificação, sendo na área do Ensino avaliada como B1 e na área de Educação como B3. A comissão editorial da Revista segue neste diapasão buscando melhorar e qualificar o periódico para ambas as área do conhecimento, nas quais a Revista tem se comprometido em veicular os resultados de pesquisa e debates sobre a produção no campo da formação de professores.

Neste período a revista também ampliou sua base de dados em vários tipos de indexadores, permitindo aos pesquisadores o acesso livre dos conteúdos publicados nos nove volumes até o presente (2009 a 2018). Neste particular ao longo destes anos, recebemos a colaboração de muitos colegas, pesquisadores nacionais e internacionais, que enviaram suas pesquisas para serem divulgadas pela revista, e, de igual modo, apoiaram sobremaneira o periódico, compondo nosso quadro de colaboradores de avaliadores ad hoc, aos quais agradecemos de maneira muito particular. Agradecemos de igual modo a Equipe da Editora Autêntica, que durante todos esses anos de parceria vem apoiando com a produção final da revista e divulgando-a por meio de suas redes sociais e site. Finalmente, ao Grupo de Trabalho da ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, do qual se tira toda seiva para suportar o hercúleo trabalho de editoria de um periódico científico – avaliação e grande parte da produção científica aqui veiculada – agora, mais recentemente, adensada pelos pesquisadores da Área de Ensino (CAPES/SNPG), Brasil.

Nessa publicação estão presentes algumas reflexões que são frutos de pesquisas no âmbito da formação de professores em programas de pós-graduação em Educação e Ensino. Trata-se de um número que divulga uma série de pesquisa e estudos no campo do Ensino, nos campos das Ciências, das Artes e da Filosofia. Seguido por textos que discutem temas das licenciaturas no que se referem a formação de professores, suas práticas e saberes com artigos sobre a prática pedagógica, formação de professores para língua materna, para educação infantil e sobre a discussão das questões étnico-raciais. Esse número também traz dois trabalhos sobre a pós-graduação e sua relação com a Formação de Professores no Brasil.

O referido número da publicação em pauta apresenta uma boa distribuição dos trabalhos por região, contemplando a divulgação de pesquisas sobre a formação de professores em quatro das cinco regiões do Brasil, a saber, 2 da região nordeste, 1 trabalho do Centro-Oeste, 4 da região Sudeste e 2 da região Sul. Os nove artigos estão assim distribuídos: 1. Formação de professores: abordagens metodológicas no ensino de Artes e Ciências; 2. Processos de construção da autonomia docente: Análise do planejamento de uma temática com professores de Ciências da Educação Básica; 3. Por uma epistemologia do ensino de Filosofia no Ensino Médio: mediações sobre o cotidiano em Wittgenstein e Deleuze; 4. Enfrentando desafio da formação docente na pós-graduação: Descrição de uma experiência; 5. Formação Docente na Educação Profissional no contexto da pedagogia das competências; 6. Formação Docente para a Educação Infantil: uma leitura do Curso de Pedagogia pós Diretrizes Curriculares; 7. Em busca de recomposições da prática pedagógica: as narrativas (auto)biográficas de professores; 8. Impactos da pós-graduação Strictu Sensu na formação de Professores de Língua Portuguesa para a Educação Básica no Distrito Federal; 9. Educação para as relações étnico-raciais no Município de Caxias – Maranhão, sob a perspectiva das Leis: 10.639/2003 e 11.645/2008.

Em fim, esse número traz para os leitores temas e questões candentes e que estão em discussão nesse momento em que vivemos, uma situação típica de um “Estado de Exceção” e num acirramento do golpe jurídico/parlamentar que tem, por meio de manobras jurídicas e parlamentares quitado e engolido aos nossos olhos os direitos e os avanços nos setores sociais, dentre eles a Educação, conquistados nesse último quartel de século. Após o arrefecimento das políticas públicas para o setor da educação e seu redirecionamento político no campo da legislação e de novas concepções ideológicas do atual estado brasileiro, esse número vem, de certa maneira, divulgar algumas pesquisas que são frutos de tempos outros, nos quais se vislumbrava rasgos de nossa frágil democracia, porém, considerava a Educação como uma parceira imprescindível na luta pela diminuição as desigualdades no país. Temas como questões étnicos-raciais e a formação de professores; o ensino de arte e filosofia, estão presentes nessa publicação para nos possibilitar mais argumentos ao debate no qual estamos envolvido.

Agradecemos atenção do leitor e o convidamos a leitura

  • Correspondência

    José Rubens Lima Jardilino

    Rua Bernardo Guimarães, 45, apt. 06
    Rosário
    35.400-000, Ouro Preto, MG, Brasil


  • Download do artigo

    Apresentação Download

  • Cadastre-se

    Caso queira obter informações sobre a Revista “Formação Docente”, cadatre-se e receba atualizações periódicas sobre a produção acadêmica na área da formação de professores. Cadastre-se

  • Latindex
  • sumarios.org
  • BBE
  • CAPES

    Portal de Periódicos/Qualis

  • Diadorim

    Deadorim

  • Edubase

    Edubase