Volume 09 / n. 15 ago. - dez. 2016: Editorial

Apresentação

foto de José Rubens Lima Jardilino

José Rubens Lima Jardilino

Professor do Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador e professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da REDECOLOMBIA, da Universidade Pedagógica y Tecnológica da Colômbia e da Universidade Pablo de Olavid, em Sevilha, na Espanha.


A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 15, o segundo do volume 9 que abrange a periodicidade de agosto-dezembro de 2016. Nele se veicula uma variedade de temáticas sobre a formação do professor.

Nessa publicação estão presentes algumas reflexões que são frutos de pesquisas no âmbito da formação de professores em programas de pós-graduação em educação, mas também trazem experiências de pesquisa de profissionais da rede de ensino e da educação tecnológica. Trata-se das práticas, saberes, conhecimentos da docência, assim como apresenta novos temas que dinamizam o campo da formação. Dentre eles destacamos artigos que são resultados de políticas públicas e programas que foram sendo desenvolvidos com fins a melhorar a qualidade da formação inicial e continuada na formação dos licenciados no Brasil e em Portugal.

Após o arrefecimento das políticas públicas para o setor da educação e seu redirecionamento político no campo da legislação e de novas concepções ideológicas do atual estado brasileiro, esse número vem, de certa maneira, narrar algumas dessas pesquisas que são frutos de tempos outros, nos quais se vislumbrava rasgos de nossa frágil democracia, porém, considerava a Educação como uma parceira imprescindível na luta pela diminuição as desigualdades no país.

Assim apresentamos os artigos em quatro blocos. O primeiro trata de pesquisas que trazem experiências de formação inicial e continuada nos campos das ciências básicas, exatas e na educação profissional. O segundo apresenta artigos que fazem a reflexão sobre programas de formação e sobre o curso de pedagogia, experiência com de estágio, ressaltando a voz dos estudantes (futuros professores). O terceiro bloco trata de temas muito relevantes e “novidosos” no campo da pesquisa educacional trazendo reflexões importantes sobre outros espaços formativos, com o caso de formação de professores privados de liberdade (na prisão) e, por fim, o último artigo está na forma de entrevista. A decisão da comissão editorial em publicar uma reflexão com base em entrevistas, a partir de agora, foi fundamentada porque esse tipo de material utilizado pelos pesquisadores, na verdade são poucos aproveitados na íntegra para o público mais amplo. Naturalmente que essa sessão não será publicada continuamente, porém abre-se aqui um espaço fundamental para ouvir pesquisadores/as experientes do campo da pesquisa educacional, no Brasil e no exterior.

Agradecemos atenção do leitor e o convidamos a leitura.

  • Correspondência

    José Rubens Lima Jardilino

    Rua Bernardo Guimarães, 45, apt. 06
    Rosário
    35.400-000, Ouro Preto, MG, Brasil


  • Download do artigo

    Apresentação Download

  • Cadastre-se

    Caso queira obter informações sobre a Revista “Formação Docente”, cadatre-se e receba atualizações periódicas sobre a produção acadêmica na área da formação de professores. Cadastre-se

  • Latindex
  • sumarios.org
  • BBE
  • CAPES

    Portal de Periódicos/Qualis

  • Diadorim

    Deadorim