Volume 07 / n. 13 ago. - dez. 2015: Editorial

Apresentação

foto de José Rubens Lima Jardilino

José Rubens Lima Jardilino

Professor do Departamento de Educação (DEEDU) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador e professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da REDECOLOMBIA, da Universidade Pedagógica y Tecnológica da Colômbia e da Universidade Pablo de Olavid, em Sevilha, na Espanha.


Apresentação

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP), tem o prazer de trazer ao público o v7, n.13 referente a agosto-dezembro de 2015 para discutir temas importantes no campo da formação de professores. Este número discute questões que vêm sendo alvo do debate com certa regularidade no campo, entretanto apresenta questões novas, pouco veiculadas nas pesquisas sobre formação de professores. O n.13 conta, por exemplo, com dois artigos sobre a formação de professores para educação no campo, um artigo sobre programas de inserção dos professores iniciantes, que também é um tema raro em nossas pesquisas. Outro artigo discute a questão da educação continuada e as relações de mercado debatendo o espaço da formação continuada como produto de um negócio lucrativo no mercado educacional. Em fim são várias as temáticas novas que esse número veicula.

Desta forma, a editoria da revista organizou as temáticas da seguinte forma; o primeiro artigo é de caráter mais geral para todo o campo. A professora Horikawa faz um panorama da história da formação e as concepções do campo a partir dos modelos de formação a que aderimos. Seguida estão publicados dois artigos sobre as licenciaturas. Tema atualmente muito relevante dado as questões suscitadas pelas novas diretrizes curriculares para a formação de professores. A professa Cartaxo discute o tema na relação escola/universidade enquanto, Chaves e Terrazzan discutem as questões da organização pedagógicas nas licenciaturas. No tema da Formação inicial contamos com a colaboração dos pesquisadores Bruno e Valente. O primeiro discute a formação inicial na relação com pesquisa, tendo como locus formativo o PIBID do Instituto de Artes de uma universidade estadual de São Paulo, e o segundo autor trás a discussão sobre a os saberes elementares na formação inicial para professores de matemática. Romanowski e Mira trazem ao debate o tema dos programas de inserção de professores iniciantes. Fontana e Vighi colaboram com uma nova discussão para a revista que se refere a formação de professores para a educação do campo. Finalizamos este número com o artigo de Silva, que nos brinda com uma temática pouco veiculada no campo da formação de professores, embora mais recorrente no campo da política educacional. Seu artigo sobre o comércio de cursos de formação continuada na área do business education aponta como as políticas públicas educacionais favorecem o crescimento dessa rede de negócios.

Esperamos que este número possa colaborar com o debate do campo, convocando os pesquisadores a visitar continuamente a Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, mais conhecida como Formação Docente.

Convidamos os pesquisadores do campo a enviarem suas pesquisas concluídas, a fim de que este veículo se torne um periódico de referencia para o campo da formação de professores no Brasil expressando sua pluralidade temática e o diálogo e interfaces da área com os demais campos de investigativos.

Boa leitura!
José Rubens Lima Jardilino
Editor-Chefe

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